Começando um Blog #2 – Minhas Prioridades

2

Como eu já falei no post anterior e como vocês já devem ter notado, o Portfólio Casual agora tem um logo que foi criado pelas meninas da Ravena Design.

Hoje o assunto é Prioridades. Começar um blog exige muito mais do que eu pensava, fazer com que ele chegue a algum lugar exige mais ainda.

Quando comecei a escrever aqui eu tinha em mente quais seriam os assuntos que eu iria abordar, não sigo apenas um linha como moda, beleza ou decoração por exemplo, algumas vezes já pensei em escrever sobre um determinado assunto só para gerar conteúdo e quando estava na quarta linha eu parei por não dominar o assunto escolhido. Se eu nem se quer gosto muito não tem porque escrever sobre, certo? No meu Portfólio terá coisas que eu realmente gosto e que são importantes para mim. Essa foi a primeira decisão que tomei quando comecei.

O segundo passo que resolvi dar foi a elaboração da Identidade Visual e confesso que essa com certeza é uma das partes mais importantes, me deu um norte e mais segurança principalmente na hora de divulgar. Sabe aquela sensação de que agora o blog existe de verdade? É isso que estou sentindo. Ter uma assinatura , algo que represente, é sensacional – dá uma paz – hahaha.

Umas das coisas que a blogsfera me ensinou é a ter mais paciência e não sair atropelando tudo. Lógico que existe aquela ânsia de ter um blog com ar mais profissional, isso gera uma credibilidade enorme. Mas as questões que eu levantei foram:

– Eu tenho condições financeiras nesse momento para fazer tudo de uma vez?

– Eu tenho certeza do que realmente quero para investir em tudo de uma vez?

Um blog pede investimentos financeiros, pode ser que seu retorno seja a curto, médio ou a longo (bem longo) prazo e pode ser também que o retorno não venha, ou não venha como o esperado. Se para você está ok essa parte então vai com tudo, se não está, respira, mantenha a calma que as coisas vão acontecer sim.

Para ajudar quem ainda está perdido eu resolvi compartilhar a minha Check List das coisas que já fiz e ainda pretendo fazer aqui no blog.

  • Escolha do Nome. Esse assunto é bem pessoal e determinante. Tenha em mente que não dá para mudar o nome o tempo todo, pesquise, faça uma lista de opções e escolha o que mais te representa.
  • Assuntos que serão abordados. Você vai ser adepta do blog “diarinho” ou falará sobre maquiagem, beleza, moda, decoração, viagem? Essa parte pode interferir na escolha do nome também.
  • Identidade Visual. Antes de procurar um profissional para executar, eu fiz uma lista com referências de blogs com identidades que eu gosto. Pesquise, visite o site ou página da agencia ou profissional que você pretende contratar, tenha várias opções e quando escolher converse e deixe bem claro como você gostaria que o resultado ficasse. Geralmente você acompanhará todo o processo e serão passadas algumas opções para escolher a que mais gostou. A parte legal da Identidade Visual é que dá para renovar sempre que acharmos necessário, nossos gostos vão mudando e acabamos enjoando, aí é só dar uma reformulada e o blog fica de cara nova.

Domínio. Ainda não comprei o meu, mas já pesquisei preço em vários sites e busquei indicações de pessoas que conheço e já compraram, esse será meu próximo passo.

Hospedagem. Meu blog ainda está hospedado gratuitamente no WordPress e já fiz uma pesquisa de preços também. Alguns sites oferecem um pacote de Domínio + Hospedagem o que é bom afinal dá para juntar tudo em um lugar só e quando tiver algum problema ou precisar do suporte o caminho é o mesmo.

Template. O template conta muito, mas ainda não sei muito sobre e considerei o menos importante de todos os assuntos anteriores, na verdade, para ter um template personalizado eu vou precisar de quase todos os tópicos anteriores finalizados. Vamos dar aquela segurada nos ânimos até conseguir chegar nessa parte haha.

Esses são os itens que considerei fundamentais para o meu momento e estou caminhando para conseguir executar todos eles, da forma como eu já disse anteriormente. O Portfólio Casual não vai ficar radiante no prazo de um mês, mas ele vai melhorando, gradativamente e dentro do meu limite, eu conto com a paciência e companhia de vocês em todos esses momentos. Caso você esteja passando pelo mesmo que eu, gostaria de compartilhar experiências, trocar ideias e se eu puder ajudar em mais alguma coisa ou esclarecer alguma dúvida é só deixar um comentário aqui ou me procurar em alguma das minhas redes sociais, críticas e complementos para o post também serão bem vindos, será um prazer.

8 comentários sobre “Começando um Blog #2 – Minhas Prioridades

  1. Kari

    Gostei muito da sua postagem Carol. Acho que, inconscientemente, acabei pensando em todas essas coisas no começo, com a diferença que nunca tive muito o intuito profissional com o blog. Gosto de escrever, montar posts e tudo o mais, com um propósito de hobbie mesmo. E eu concordo absurdamente com você, não dá para sair atropelando tudo. Muita coisa na vida a gente faz por amor e os frutos vêm naturalmente com muita dedicação.
    E eu adorei seu blog. Já estou seguindo no rss 🙂
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Kari, fico feliz que tenha gostado daqui. Também levo o blog como um hobbie por enquanto, um hobbie sério, eu diria hahaha. Por amar tudo isso que você falou e por não ter tempo de colocar uma meta de tantos posts por semana, por exemplo. A vontade de deixar esse canto cada vez mais arrumadinho é grande, né? Mesmo que só nossos olhos vejam. Obrigada, beijos! ♥

      Curtir

Deixe um comentário

